O que é realizado em uma armazenagem logística?
A palavra armazenagem já diz tudo, ou seja, é feita para guardar mercadorias em um determinado local, auxiliando na ordem do ambiente. Devido a isso, surgiu o processo de armazenagem logística.
Essa espécie de serviço está presente em quase todas as empresas industriais do mundo, pois tem um papel fundamental durante uma demanda e controle de estoque. Atualmente, existem dois tipos de armazenagem logística, uma própria e a terceirizada. Neste caso, a própria é operada pela fábrica em um estabelecimento particular ou alocado. Já a terceirizada é realizada por outra empresa prestadora de serviço.
O que faz um operador: armazenagem logística
Normalmente, um operador logístico faz o transporte de materiais de várias empresas ao mesmo tempo devido o fluxo ser bastante alto. No entanto, cada cliente possui um regulamento diferente durante o atendimento, isto é, depende do grau de estratégica que julga relevante.
Mas, independente da forma que é executada a armazenagem logística o custo e tempo é o mais importante, pois envolve produtos acabados, semi-acabados, matéria-prima, produção e demais coisas.
Etapas da armazenagem logística
A maneira adequada para preservar a integridade seja qual for o produto é essencial para que não cause nenhum dano grave. Por esse motivo, o passo a passo é feito da seguinte forma:
- O recebimento: é realizada uma conferencia da quantidade de mercadoria, inspeção e características;
- A armazenagem logística: depois da conferência é hora de levar até o destino onde ficará alocado, ou seja, o endereço. Diferentemente do processo de alocação, cujo é um procedimento a decidir o estabelecimento exato.
- A separação: o processo pode parecer simples, mas é nessa hora que requer mais atenção, como data da separação, diminuição do número de visitantes, estado dos objetos, separação especifica, entre outros;
- A expedição: última etapa, pois é responsável por conferir e liberar para empresa que irá transportar.
Outra observação importante é que a conferência da armazenagem logística pode ser feita manual ou com automação. A primeira é mais lenta devido à contagem se feita um a um, já o sistema automático é mais ágil e diminui as margens de erro.
À vista disso, as fábricas estão sempre desempenhando um ótimo trabalho com armazenagem logística, garantindo a qualidade das mercadorias até chegar no mercado de vendas intactas.