Como deve ser um armazenamento de alimentos?
Há algumas dicas para preservar a integridade de um tipo de comida, no entanto, é preciso ficar atento às informações do fabricante, pois cada uma possui uma necessidade diferente.
Sendo assim, observe a seguir os principais passos a serem feitos para não ter prejuízos durante o armazenamento de alimentos:
- Consumir o alimento que estiver com a data mais próxima do vencimento;
- Os produtos devem estar identificados e protegidos contra as bactérias;
- A comida não pode ficar perto de produtos de limpeza e higiene;
- Mercadorias descartáveis também devem ser mantidas afastadas;
- Evitar caixas de madeira;
- Caixas de papelão não podem ser refrigeradas ou congeladas com alimentos.
Além disso, quando precisar fazer o armazenamento de alimentos de variados gêneros no mesmo local de refrigeração, seguir a ordem estabelecida das datas de vencimento, alimentos pré-prontos, entre outros.
Tipos de recipiente para armazenamento de alimentos
As embalagens para o armazenamento de alimentos é um item extremamente importante para que não ocorra estragos. Assim, as atenções para os vegetais e frutas são redobradas devido serem mais rápidos para ficarem maduros.
Por exemplo, as hortaliças e legumes quando houver folhas deterioradas precisam ser retiradas para não contaminar o restante, lavar sempre em água corrente folha por folha, colocar de molho em água e com substâncias adequadas para purificação, escorrer antes de servir ou se for armazenar, secá-las antes de guardar.
Desse modo, é possível colocar em sacos plásticos ou recipientes ideal para essas espécies de produto.
Higiene do ambiente: armazenamento de alimentos
Manter um estabelecimento limpo é indispensável para o armazenamento de alimentos, até porque os riscos de intoxicação alimentar são altos, caso isso não seja feito corretamente.
Por isso, é recomendado inspecionar periodicamente o local que irá receber os alimentos, sendo geladeira, refrigerador, armários, prateleiras ou outros. No caso da geladeira e refrigerador, é ideal que a temperatura fique regulada de forma que não estrague as carnes, mantendo a textura, sabor e aroma.
Já os armários e prateleiras, o armazenamento de alimentos ficam expostos, necessitando de luz e ventilação correta, apesar de que a maioria são produtos industrializados, que já vem com embalagens adequadas para esse tipo de lugar.